Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos estão desenvolvendo um curso de extensão voltado para 30 alunos do ensino médio. A ação consiste em instrumentalizar os estudantes na Plataforma App Inventor 2 e, consequentemente, construir aplicativos para smartphones. A plataforma utilizada foi desenvolvida pela Google, e é uma aplicação código aberto que reúne ferramentas que servem para a construção de simples calculadoras e até controles para robótica. Mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e disponibilizada gratuitamente para diversos países, o App Inventor permite ser operacionalizado em vários idiomas. “Para os estudantes, é uma atividade desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa, pois ao mesmo tempo em que estes não necessitam ter conhecimento algum em linguagem de programação, são responsáveis pela construção do seu primeiro aplic...
O " VOLPIR" (Volume da pirâmide), foi desenvolvido para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem para o cálculo do volume das pirâmides de base poligonal regular. O mesmo permite calcular a área da base e o volume da pirâmide triangular, quadrangular, hexagonal e de uma base qualquer conhecendo suas medidas. Sugerimos que o mesmo deva ser utilizado em atividades que envolva o cálculo dos volumes, porém, alertamos para a mecanização do processo. A primeira tela traz a definição do volume de uma pirâmide qualquer e uma barra de rolagem para a escolha do tipo de base que se pretende utilizar (basta clicar sobre a figura). As quatro telas seguintes tratam das pirâmides de base: (1) triangular; (2) quadrangular; (3) hexagonal; (4) base qualquer. Digite apenas a medida do lado e calcule a área da base, em seguida, digite a medida da altura e calcule o volume da pirâmide desejada (Passos para 1, 2 e 3). Na base qualquer, além dos passos anteriores, o núm...
TEMA: Possibilidades de ensino e aprendizagem com a criação de aplicativos matemáticos no App Inventor II. JUSTIFICATIVA As avaliações externas das escolas da Região do Médio Sertão apresentam resultados insatisfatórios apresentando desempenho médio abaixo da média do estado e do país nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM; Carência de metodologias diversificadas para o ensino de matemática no ensino médio; Desmotivação de alunos e professores por falta de uma metodologia que atenda à realidade atual do público do ensino médio; Princípio da utilização da pesquisa científica como meio para diagnosticar e propor soluções que contribuam para a elevação da melhoria da aprendizagem. Aproximar a tecnologia da metodologia empregada por professores de matemática no âmbito da sala de aula. O PROBLEMA: As tecnologias são aplicadas ao ensino de matemática de forma a favorecer um ensino significativo aos estudantes do Ensino Médio? IMAG...
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