O projeto

TEMA: Possibilidades de ensino e aprendizagem com a criação de aplicativos matemáticos no App Inventor II.

JUSTIFICATIVA

  • As avaliações externas das escolas da Região do Médio Sertão apresentam resultados insatisfatórios apresentando desempenho médio abaixo da média do estado e do país nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM;
  • Carência de metodologias diversificadas para o ensino de matemática no ensino médio;
  • Desmotivação de alunos e professores por falta de uma metodologia que atenda à realidade atual do público do ensino médio;
  • Princípio da utilização da pesquisa científica como meio para diagnosticar e propor soluções que contribuam para a elevação da melhoria da aprendizagem.
  • Aproximar a tecnologia da metodologia empregada por professores de matemática no âmbito da sala de aula.
  
O PROBLEMA:

  • As tecnologias são aplicadas ao ensino de matemática de forma a favorecer um ensino significativo aos estudantes do Ensino Médio?



IMAGEM/RELAÇÃO:

  • Propõe a criação e utilização de aplicativos para celulares na plataforma App Inventor II, na forma de calculadoras, programadas pelos próprios estudantes de maneira que estas sejam úteis para a validação dos cálculos executados e da auto avaliação.


OBJETIVO GERAL

  • Criar aplicativos celulares e utilizá-los para a validação de resultados com a mediação do professor.


Objetivos específicos:

  • Identificar características dos conteúdos e a ligação com os aplicativos a serem construídos; 
  • Planejar a construção do aplicativo relacionado com o conteúdo curricular já estudado;
  •  Manipular a plataforma App Inventor II e suas ferramentas;
  • Construir aplicativos a partir de um conteúdo estudado;
  • Utilizar o aplicativo de forma que o mesmo possa auxiliar na resolução de problemas e análise de situações propostas pelos docentes.


METODOLOGIA:

  • A partir de reflexões obtidas a partir de dois artigos científicos elaborados sobre a temática, intitulados (1) O ENSINO DE PIRÂMIDES: POSSIBILIDADES COM A CRIAÇÃO DE APLICATIVOS NO APP INVENTOR 2, e, (2) O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PIRÂMIDES, de nossa autoria orientados pelos docentes profa. Dra. Cinthia Cunha Maradei Pereira, Dr. Fábio José da Costa Alves, Dra. Maria de Lourdes Silva Santos e Dra. Ana Kelly Martins da Silva, buscamos implementar a proposta de criação dos aplicativos no andamento dos conteúdos por eles estudados, pretendendo-se inicialmente desenvolver uma pesquisa bibliográfica de modo a fortalecer o embasamento teórico buscando trata-lo a partir de uma abordagem quanto-qualitativa. Será oferecido um mini – curso com 30 vagas a estudantes do curso Técnico em Redes (preferencialmente) e a outros estudantes do ensino médio do Campus do IFMA em São João dos Patos como proposta piloto, além de alunos do curso superior e docentes.
  • Em seguida, será utilizado um questionário sobre as percepções dos participantes sobre o objeto de estudo para a coleta e interpretação de dados, pretendendo-se utilizar o processo estatístico alfa de cronbach. Correlação e testes de hipótese, para validação dos dados. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os docentes do Campus;
  • O método científico a ser utilizado terá como bases lógicas o hipotético-dedutivo, sendo os procedimentos técnicos enraizados nos métodos: experimental, observacional, estatístico e de questionário de forma que se complementem.
  • A amostra será de 30 alunos matriculados regularmente no ensino médio do IFMA Campus São João dos Patos;
  • Em uma segunda etapa, as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino participarão efetivamente da pesquisa, podendo ter os participantes do mini curso como monitores e posteriormente a conclusão do trabalho, atingindo 100 alunos das escolas da rede estadual de ensino, respeitando-se aos mesmos processos de análise da amostra piloto.


SUJEITO:

  • Alunos e professores de matemática do Ensino Médio;


LOCUS:

  • Região do Médio Sertão Maranhense;


AMOSTRA

  • 30 alunos do IFMA-Campus São João dos Patos; (1ª fase);
  • 100 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no médio sertão maranhense; (2ª fase);
  • Professores de matemática que atuam nas referidas séries e escolas.


OBJETO DE ESTUDO:

  • O ensino de funções; (1ª fase)
  • O ensino de pirâmides; (2ª fase)



PRODUTO DA PESQUISA:

  • Artigo científico, mini curso, e pesquisa posterior com intervenção para os problemas apontados;


PREVISÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO:

  • Aprendizagem Significativa; Teorema de Van Hiele; Parâmetros Curriculares Nacionais; Orientações para o Currículo do Ensino Médio; Taxonomia de Bloom; Avaliação; Avaliações Externas no contexto nacional, Engenharia didática; Tecnologias aplicadas ao ensino.


SOBRE O MINICURSO:

·         Modalidade: Semipresencial;
·         Vagas: 30 vagas;
·         Público: Alunos e professores do Ensino Médio do IFMA-Campus São João dos Patos;
·         Plataforma de acompanhamento a distância: www.edmodo.com;
·         Conteúdo: App Inventor II, criação de calculadoras, ensino de funções;
·         Carga horária: 40 horas;
·         Certificação: Universidade Estadual do Pará;
·         Ministrante: Prof. Renato Darcio Noleto Silva;
·         Orientadores: Fábio José da Costa Alves e Cinthia Cunha Maradei Pereira.
·         Certificação: Universidade Estadual do Pará;
       Período: outubro a dezembro de 2017.
      
     APOIO:

(a) Programa de Mestrado Profissional da UEPA; 
(b)Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias;
(c) Secretaria de Estado da Educação do Maranhão;
(d) Instituto Federal de Educação do Maranhão- Campus São João dos Patos

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