O projeto
TEMA: Possibilidades
de ensino e aprendizagem com a criação de aplicativos matemáticos no App
Inventor II.
JUSTIFICATIVA
- As avaliações externas das escolas da Região do Médio Sertão apresentam resultados insatisfatórios apresentando desempenho médio abaixo da média do estado e do país nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM;
- Carência de metodologias diversificadas para o ensino de matemática no ensino médio;
- Desmotivação de alunos e professores por falta de uma metodologia que atenda à realidade atual do público do ensino médio;
- Princípio da utilização da pesquisa científica como meio para diagnosticar e propor soluções que contribuam para a elevação da melhoria da aprendizagem.
- Aproximar a tecnologia da metodologia empregada por professores de matemática no âmbito da sala de aula.
O PROBLEMA:
- As tecnologias são aplicadas ao ensino de matemática de forma a favorecer um ensino significativo aos estudantes do Ensino Médio?
IMAGEM/RELAÇÃO:
- Propõe a criação e utilização de aplicativos para celulares na plataforma App Inventor II, na forma de calculadoras, programadas pelos próprios estudantes de maneira que estas sejam úteis para a validação dos cálculos executados e da auto avaliação.
OBJETIVO GERAL
- Criar aplicativos celulares e utilizá-los para a validação de resultados com a mediação do professor.
Objetivos específicos:
- Identificar características dos conteúdos e a ligação com os aplicativos a serem construídos;
- Planejar a construção do aplicativo relacionado com o conteúdo curricular já estudado;
- Manipular a plataforma App Inventor II e suas ferramentas;
- Construir aplicativos a partir de um conteúdo estudado;
- Utilizar o aplicativo de forma que o mesmo possa auxiliar na resolução de problemas e análise de situações propostas pelos docentes.
METODOLOGIA:
- A partir de reflexões obtidas a partir de dois artigos científicos elaborados sobre a temática, intitulados (1) O ENSINO DE PIRÂMIDES: POSSIBILIDADES COM A CRIAÇÃO DE APLICATIVOS NO APP INVENTOR 2, e, (2) O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PIRÂMIDES, de nossa autoria orientados pelos docentes profa. Dra. Cinthia Cunha Maradei Pereira, Dr. Fábio José da Costa Alves, Dra. Maria de Lourdes Silva Santos e Dra. Ana Kelly Martins da Silva, buscamos implementar a proposta de criação dos aplicativos no andamento dos conteúdos por eles estudados, pretendendo-se inicialmente desenvolver uma pesquisa bibliográfica de modo a fortalecer o embasamento teórico buscando trata-lo a partir de uma abordagem quanto-qualitativa. Será oferecido um mini – curso com 30 vagas a estudantes do curso Técnico em Redes (preferencialmente) e a outros estudantes do ensino médio do Campus do IFMA em São João dos Patos como proposta piloto, além de alunos do curso superior e docentes.
- Em seguida, será utilizado um questionário sobre as percepções dos participantes sobre o objeto de estudo para a coleta e interpretação de dados, pretendendo-se utilizar o processo estatístico alfa de cronbach. Correlação e testes de hipótese, para validação dos dados. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os docentes do Campus;
- O método científico a ser utilizado terá como bases lógicas o hipotético-dedutivo, sendo os procedimentos técnicos enraizados nos métodos: experimental, observacional, estatístico e de questionário de forma que se complementem.
- A amostra será de 30 alunos matriculados regularmente no ensino médio do IFMA Campus São João dos Patos;
- Em uma segunda etapa, as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino participarão efetivamente da pesquisa, podendo ter os participantes do mini curso como monitores e posteriormente a conclusão do trabalho, atingindo 100 alunos das escolas da rede estadual de ensino, respeitando-se aos mesmos processos de análise da amostra piloto.
SUJEITO:
- Alunos e professores de matemática do Ensino Médio;
LOCUS:
- Região do Médio Sertão Maranhense;
AMOSTRA
- 30 alunos do IFMA-Campus São João dos Patos; (1ª fase);
- 100 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no médio sertão maranhense; (2ª fase);
- Professores de matemática que atuam nas referidas séries e escolas.
OBJETO DE ESTUDO:
- O ensino de funções; (1ª fase)
- O ensino de pirâmides; (2ª fase)
PRODUTO DA PESQUISA:
- Artigo científico, mini curso, e pesquisa posterior com intervenção para os problemas apontados;
PREVISÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO:
- Aprendizagem Significativa; Teorema de Van Hiele; Parâmetros Curriculares Nacionais; Orientações para o Currículo do Ensino Médio; Taxonomia de Bloom; Avaliação; Avaliações Externas no contexto nacional, Engenharia didática; Tecnologias aplicadas ao ensino.
SOBRE O MINICURSO:
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Modalidade: Semipresencial;
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Vagas: 30 vagas;
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Público: Alunos e professores do Ensino Médio do
IFMA-Campus São João dos Patos;
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Conteúdo: App Inventor II, criação de
calculadoras, ensino de funções;
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Carga horária: 40 horas;
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Certificação: Universidade Estadual do Pará;
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Ministrante: Prof. Renato Darcio Noleto Silva;
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Orientadores: Fábio José da Costa Alves e
Cinthia Cunha Maradei Pereira.
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Certificação: Universidade Estadual do Pará;
Período: outubro a dezembro de 2017.
APOIO:
(a) Programa de Mestrado Profissional da
UEPA;
(b)Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias;
(c) Secretaria de Estado da Educação do Maranhão;
(d) Instituto Federal de Educação do Maranhão- Campus São João dos Patos
(d) Instituto Federal de Educação do Maranhão- Campus São João dos Patos
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